Prevenção marca Dia Nacional de Combate ao Tabaco | Faciplac

Prevenção marca Dia Nacional de Combate ao Tabaco

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões são mulheres) sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

Neste contexto, o curso de enfermagem, coordenado pelas docentes Ana Karolina Rodrigues Albuquerque e Rennée Cardoso junto aos estudantes do 5° Período (Diurno e Noturno), integrando os componentes curriculares Atenção Primária em Saúde e Promoção e Educação em Saúde, no caminhar de sua formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, viram a necessidade de se mostrar presente na temática de prevenção,o tabagismo na FACIPLAC, com intuito de conscientizar o discentes e demais pessoas presentes na instituição sobre as consequências do tabaco à saúde.

De acordo com a docente Ana Karolina Rodrigues Albuquerque, responsável pela disciplina Atenção Primária em Saúde, o evento propiciou os discentes a oportunidade de aprimorar habilidades e competências no exercício profissional, voltadas à coletividade.

A docente Rennée Cardoso, completa que a habilidade de identificar os fatores determinantes e condicionantes da qualidade de vida, bem como estimular a responsabilização compartilhada como base no desenvolvimento das ações para o alcance de uma vida saudável é uma função primordial da Atenção Básica e consequentemente do Enfermeiro, atuando na equipe multidisciplinar.

 

Clique aqui e veja as fotos.