Ministro da Educação realiza Aula Magna

O Reitor do novo Centro Universitário, Prof. Dr. Walter Paulo Filho, exaltou a visita da maior autoridade em educação do país: “Momento histórico para a Faciplac”.

O Ministro de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, proferiu na última quarta-feira (15/8) a Aula Magna Inaugural das Atividades Acadêmicas do Centro Universitário do Planalto Central Professor Apparecido dos Santos – FACIPLAC. A instituição, localizada na cidade do Gama (DF), vive o momento mais glorioso de sua história: virou Centro Universitário com avaliação máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A nota 5 (em uma escala de 1 a 5) – conquistada por pouquíssimas instituições do país – ratifica o compromisso da Faciplac com a inovação tecnológica, pedagógica, metodológica e social, capacitação do corpo docente, modernização das instalações e infraestrutura.

A palestra do Ministro Rossieli Soares da Silva coroou esse momento histórico. Com uma plateia atenta de mais de 800 pessoas, entre alunos, professores e demais integrantes da comunidade acadêmica, o chefe do MEC discorreu sobre o tema: “Educação: Desafios da Equidade e da Qualidade”. Durante a palestra, o Ministro Rossieli Silva também falou sobre as ações estruturantes da educação brasileira e defendeu maior qualidade na educação básica, além da plena alfabetização das crianças. De acordo com o Ministro, no Brasil, 33% das crianças não apresentam resultados suficientes em escrita. O chefe do MEC traçou ainda um panorama da educação brasileira, apresentando diversos dados e gráficos da evolução do ensino no país nos últimos anos. Entre eles, que 75% das matrículas da educação superior são na rede privada.

Antes da Aula Magna, o Ministro da Educação inaugurou o Centro de Simulação Realística dos Cursos da Área da Saúde, que desenvolverá na prática o pleno exercício de várias habilidades do campo da saúde. O Centro conta com ambientes e técnicas que replicam as situações e desafios vividos no dia a dia hospitalar, por meio de uma estrutura de alta complexidade e de última geração. Na visita ao novo espaço, o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, elogiou a estrutura da Faciplac. “O Brasil precisa desse tipo de investimento em inovação. Espero que a instituição também continue a investir nas áreas de licenciatura e formação dos profissionais que irão ajudar a transformar o futuro do Brasil. Afinal, só a educação poderá mudar a realidade que temos hoje em nosso país”, destacou.

Investimento em inovação e alta qualidade acadêmica

Com mais de cinco mil alunos matriculados, a Faciplac, agora Centro Universitário, conta um campus de 92 mil metros quadrados de área. Os laboratórios de ponta, equipados com as mais avançadas tecnologias, estão entre os principais destaques da instituição, aliados à alta qualidade acadêmica do corpo docente, formado por mestres e doutores com ampla experiência no mercado de trabalho.

Atualmente, a Faciplac possui cerca de 600 colaboradores, entre professores e profissionais da área administrativa, e oferece quase 20 cursos de graduação em múltiplas áreas do conhecimento. Para o Diretor-Presidente da União Educacional do Planalto Central S.A., mantenedora da instituição, Prof. Francisco Cruz, a Faciplac cada vez mais assume posição de protagonismo em alta qualidade acadêmica no ensino superior do nosso país. “O Centro de Simulação Realística, inaugurado pelo Ministro Rossieli Silva, é o maior espaço – na região Centro-Oeste – destinado ao desenvolvimento de habilidades em ambiente pré-hospitalar, dispondo dos mais modernos manequins. Temos muito orgulho em participar dessa história de sucesso”.