Faciplac é premiada em assembleia da IFMSA Brazil

De 30 de maio a 3 de junho, os acadêmicos de medicina Ana Paula de Moura (Turma 33), Mayara Lopes (Turma 27), Eric Nascimento (Turma 25) e José Carlos dos Santos (Turma 24) participaram da 53º Assembleia Geral da IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students’ Association of Brazil), em Juiz de Fora, Minas Gerais Com a visão de ser referência na formação de estudantes de medicina mais humanizados e promover saúde e melhoria social, estudantes do país inteiro se reuniram para troca de experiências, exposição do trabalho realizado localmente, capacitações e treinamentos, bem como deliberarem sobre questões regimentais da Federação.

A IFMSA Brazil é parte da comunidade mundial da IFMSA (International Federation of Medical Students’ Association), maior organização estudantil do planeta, que congrega acadêmicos de medicina de mais de 130 países. Nacionalmente, 136 escolas médicas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal já possuem Comitês Locais ativos, que realizam atividades de representatividade estudantil; educação médica; promoção de saúde; produção científica; capacitação em gestão de recursos e intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais, clínico-cirúrgicos e de pesquisa.

Durante o evento, a Faciplac foi premiada na apresentação de banners com o 1° e 3° lugar geral nas atividades desenvolvidas pelo comitê local Faciplac.

A atividade "Projeto Calouro Sabido" foi premiada com o 1° lugar geral e foi realizada em Fevereiro de 2018 com os calouros do curso de medicina com a finalidade de inserir os acadêmicos a prática médica no treinamento da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e mostrar sua importância no âmbito da formação médica.

“Na semana de acolhida aos calouros a IFMSA Brasil Faciplac realizou com a minha turma o Projeto Calouro Sabido. Neste projeto aprendemos como realizar RCP em adultos e em crianças, esta capacitação teve uma parte teórica e outra prática e foi baseada nas diretrizes da AHA. Durante a atividade refletimos também sobre a importância do estudante de medicina saber realizar tal manobra e, além do mais, aprendemos que quando necessário os locais, como shoppings e shows, são obrigados a fornecer o aparelho DEA que torna a RCP mais efetiva e pode inclusive ser usado pela população leiga. Acredito que, assim como eu, todos os calouros amaram a atividade, pois, foi um primeiro contato incrível com a profissão que escolhemos e amamos e ainda tivemos a oportunidade de conhecer melhor a infraestrutura da faculdade, visto que essa disponibilizou todos os bonecos e aparelhos necessários.” Relata a aluna Ana Paula de Moura, participante do projeto.

A campanha "Conte para Alguém: mês de prevenção ao suicídio", premiada em 3° lugar, ocorreu em Setembro de 2017 em uma das campanhas realizadas na programação do Setembro Amarelo - mês em que diversas ações são realizadas para prevenção do suicídio. Esta ação ocorreu em conjunto com o comitê local da Universidade Católica de Brasília, sendo realizada na rodoviária do plano piloto, local de grande circulação de pessoas em Brasília. Além disso, essa ação ocorreu simultaneamente nas cidades de Goiânia (GO) e Porto Nacional (TO), pela PUC-GO e ITPAC Porto Nacional respectivamente, parceiros na construção da atividade que foi realizada a nível regional.

O comitê local IFMSA Brazil Faciplac se alegra muito em poder realizar transformação na comunidade acadêmica e na sociedade. "Foi uma surpresa enorme para nós recebermos essas premiações. Participar da fundação do comitê local há 1 ano e colher frutos assim só nos motiva ainda mais em ser 'estudantes de medicina que fazem a diferença' e continuarmos engajados em desenvolver projetos que gerem impacto positivo em nosso meio.", disse o acadêmico José Carlos dos Santos.

Na foto: Mayara Lopes (Presidente Local - Faciplac), Eric Nascimento (Coordenador Regional da Oeste - Faciplac), Maitê Gadelha (Presidente da IFMSA Brazil - UEPA), José Carlos Júnior (Vice Presidente Local para Assuntos Externos - Faciplac), Ana Paula de Moura (Faciplac).