EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DOAÇÃO DE SANGUE: VOCÊ VEM?

quarta-feira, Maio 10, 2017

 

  

1 – INTRODUÇÃO

Cada vez mais a demanda por sangue cresce nos hemocentros. O aumento de 58,3% nos transplantes de medula óssea ( entre 2003 e 2009 ) e o crescimento da população estão entre os fatores que fazem o país precisar cada vez mais de sangue para transfusão. São coletadas por ano 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil, quando o ideal seria 5,7 milhões.Estima-se que a cada quatro minutos alguém precisa de uma bolsa de sangue, são pessoas que têm no gesto da doação uma esperança de vida, é como nascer de novo!

A FUNDAÇÃO HEMOCENTRO DE BRASÍLIA, vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, foi constituída pela Lei nº. 206 de 12 de dezembro de 1991 com personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, de caráter científico-tecnológico, educacional e de prestação de serviços à população do DF.

Ações de melhoria têm sido continuamente implementadas, com o objetivo de dinamizar as atividades da FHB, bem como melhorar a segurança e qualidade dos serviços.

Se cada cidadão doasse pelo menos duas vezes ao ano, não faltaria sangue

para transfusão no país.

            Assim, desde de 2010, a FACIPLAC em parceria com o Hemocentro-DF, elaborou o  Projeto de Extensão Educação em Saúde para Doação de Sangue da Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (FACIPLAC)

2 – OBJETIVO GERAL

Neste contexto, o curso de Enfermagem por meio do Projeto Educação em Saúde para Doação de Sangue, tem como objetivo captar e conscientizar candidatos à doação espontânea que compareçam regularmente ao Hemocentro do DF por razões humanitárias, em claro exercício de cidadania, responsabilidade social e/ou solidariedade plena.

 

2.1 – Objetivos Especificos

Conhecer como ocorre o cuidado de enfermagem ao doador de sangue no processo da doação na perspectiva dos profissionais e dos usuários.

 

3 – METODOLOGIA

Será utilizado o método indutivo em uma linha qualitativa em que buscar analisar as informações e convencer as pessoas da importância de doar sangue. Ocorrendo o interesse na formação de grupo de voluntários na FACIPLAC, será disponibilizado o serviço de transporte exclusivo e gratuito,  a fim de facilitar o traslado ( ida e volta ) dos doadores.

O grupo pode ser agendado em dia e horário determinado pelo solicitante, e terá prioridade no atendimento ao chegar ao Hemocentro com comodidade e sem demora.    A equipe da Captação de Doadores do Curso de Enfermagem disponiliza um profissional para ministrar palestras informativas e de conscientização sobre o tema.

A FACIPLAC, ainda, desenvolverá uma campanha com identidade e folheteria própria, com o apoio e orientação da Assessoria de Comunicação do Hemocentro do DF.

Os discentes  e profissionais do Campus pode se candidatar a ser um doador, por meio do preenchimento do formulário on-line abaixo:

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=32240

 

4- RESULTADOS

 

Os profissionais de enfermagem são os principais protagonistas no processo de doação de sangue, uma vez que estes estabelecem uma relação mais próxima com os doadores, por meio do acolhimento e da criação de vínculos profissional-usuário.Logo, propiciar ao discente o contato com o processo de doação de sangue no momento de sua formação é importante para lapidar algumas habilidade e competencias no contexto da ação humanitária e decidadania como profissional.

 

5 - CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE

 

Estar em boas condições de saúde.

 

·          Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos.

 

·          Pesar no mínimo 50kg.

 

·         Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

 

·         Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

 

·          Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 

 

6 - Idealizador e ccordenador do projeto

Professor Maury Chaves da Silva

 

Acesse a Revista da Enfermagem da FACIPLAC (http://revista.faciplac.edu.br/index.php/REFACI) e leia o Artigo: DESCRIÇÃO DO PERFIL DOS DOADORES DE SANGUE DA FACIPLAC- DF

 

Texto Elaborado por:

Wender Antonio de Oliveira

Coordenador do Curso de Enfermagem