Odontologia

03.jpg
04.jpg
05.jpg
08.jpg
07.jpg
06.jpg

 

  

 

O que é o Curso de Odontologia?

A Odontologia é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático, que engloba a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. A formação inclui disciplinas das áreas de saúde e ciências biológicas, como anatomia, patologia, fisiologia, histologia, microbiologia, imunologia e bioquímica. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, próteses, odontopediatria e ortodontia. No segundo ano o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando um manequim odontológico. A partir do terceiro ano o aluno passa a atender pacientes na clínica da faculdade e em atividades extramuros.

 

Qual é o perfil do profissional de Odontologia?

O formando egresso/profissional cirurgião-dentista possui formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, estando apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referenciais à saúde bucal da população, é pautado por princípios éticos, legais e pela compreensão da realidade sociocultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade e consciente da necessidade de educação continuada.

 

Onde posso trabalhar?

Atualmente o cirurgião-dentista recém-formado tem possibilidades profissionais amplas, com a aplicaçãodos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em diferentes contextos de trabalho: atendimento em clínicas odontológicas, públicas e privadas, hospitais, atendimentos domiciliares (home care), instituições de ensino e pesquisa, programas sociais, entre outros.

 

Como funciona o curso?

Período: Diurno e Noturno (oferecimento de acordo com o Edital para o processo seletivo vigente)

Duração: 5 anos

 

Coordenadora:

Profª. Maria Letícia Bucchianeri Pinheiro Peixoto