Medicina Veterinária

  

O que é o Curso de Medicina Veterinária?

O Médico Veterinário cuida da saúde animal e da saúde pública, inspeciona a produção de qualquer alimento de origem animal, como o leite, a carne, o peixe, o mel e derivados.  Além, é claro, de dar assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e selvagens e cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de todas as espécies animais. É responsável pelo controle e prevenção de todas as doenças transmitidas por animais aos humanos e pela preservação do meio ambiente.

 

Qual é o perfil do profissional?

O diploma de Médico Veterinário é um dos que concede a seus portadores maior grau de versatilidade de atuação profissional dentre as carreiras conhecidas. Deve apresentar habilidades para desenvolver ações no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento e medicina veterinária preventiva; saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal; ecologia e proteção ao meio ambiente.

 

Onde posso trabalhar?

O Médico Veterinário pode atuar em: centros clínicos e cirúrgicos, centros de pesquisa, laboratórios, órgãos públicos em várias áreas, hospitais veterinários, indústrias de alimentos, hipermercados, zoológicos e centros de preservação animal, centros de saúde humana e de intoxicações, centros de estudos e controle de doenças transmitidas por animais, instituições de ensino superior, fazendas, fábricas de alimentos animais, indústria farmacêutica, setor de agronegócios, comércio internacional, etc.

A carreira é promissora. A Medicina Veterinária foi considerada pelo site de empregos Adzuna a 5ª melhor do país. O mercado de trabalho para o profissional, antes concentrado em clínicas e hospitais para pequenos animais, hoje é imenso em outras atividades de grande relevância no país, inclusive na saúde pública.

 

Como funciona o curso? 

Período: matutino e noturno | Duração: 5 anos

Coordenador: 
Profª. Daniella Ribeiro Guimarães Mendes