Medicina

O que é o Curso de Medicina?

A Medicina é uma das ciências mais antigas da humanidade. Muitas vezes chamada “A Arte de Curar” adquiriu essa denominação por ter como objetivo melhorar a qualidade de vida do ser humano e salvar vidas.  Dessa forma, o profissional médico atua na medicina preventiva e na medicina curativa, prevenindo as doenças, aliviando os padecimentos e salvando vidas.

 

Qual o perfil do profissional?

O médico é um profissional que deve prestar, dentro dos princípios éticos, de honestidade e respeito, seus serviços a sociedade, promovendo com competência profissional e humanismo a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Onde posso trabalhar?

O médico pode trabalhar na iniciativa privada e nos serviços públicos. Dependendo da especialidade escolhida ou como médico generalista, o importante é trabalhar com dedicação, em serviços que ofereçam boas condições de trabalho, visando o bem-estar do paciente.

 

Como funciona o curso? 

O Curso de Medicina compreende 12 períodos (seis anos) e funciona até o 9º semestre, pela manhã e na parte da tarde. A partir do 10º semestre, o aluno passa a atuar, sob supervisão de professores, nos hospitais e unidades básicas de saúde (postos de saúde), onde dedica a maior parte do seu tempo às atividades práticas. Nesses três últimos semestres do Curso, o aluno passa a ser chamado Interno e o período correspondente é chamado de Internato. Nesse período, as atividades são diurnas e noturnas, todos os dias da semana, algumas vezes em regime de plantão, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Saúde da Família.

 

Coordenador:  

Prof. Andersen Daros