Engenharia Civil

 

O que é o Curso de Engenharia Civil?

O engenheiro é o profissional que mais contribui para o progresso da sociedade e a transformação do meio urbano. Este profissional tem como função projetar estruturas de madeira, aço, concreto, e suas fundações. Ele pode atuar como gestor e executor de obras de habitação, saneamento, mobilidade urbana e infra-estrutura. É sua competência o estudo, projeto, gestão, fiscalização e construção de edifícios com todas as suas obras complementares, pavimentação, estradas de rodagem e de ferro; obras de saneamento e recursos hídricos; obras destinadas ao aproveitamento de energia; trabalhos relativos a máquinas e fábricas; serviços relativos a portos, rios, canais e aeroportos; e também serviços de urbanismo. O engenheiro civil ainda pode atuar na engenharia legal, perícias e arbitragem.

 

Qual é o perfil do profissional? 

O engenheiro civil deve buscar a ética, buscar atualização permanente e desenvolver a capacidade criativa e o espírito empreendedor. Deve atuar com responsabilidade social e ambiental e acompanhar a dinâmica das novas tecnologias. O profissional deve ter perfil multidisciplinar, iniciativa para que os projetos aconteçam de forma efetiva e de acordo com os prazos e recursos previstos. Deve ser capaz de gerenciar e operar sistemas complexos de Engenharia. Ser portador de conhecimentos sólidos e estar preparado para projetar, conduzir, analisar criticamente e interpretar resultados relacionados à prática da Engenharia.

 

Onde posso trabalhar?

O mercado de trabalho do engenheiro civil é muito amplo. Ele pode atuar como autônomo, em construtoras, reformas, rodovias e transportes, instalações, shoppings, aeroportos, locais históricos e outros edifícios de grande porte. Pode atuar ainda em órgãos públicos e privados como responsável técnico, com consultoria ou como gestor nas áreas da construção civil em geral, habitação, saneamento, mobilidade e infra-estrutura ou seguir a carreira acadêmica. O engenheiro é também um ótimo gestor e administrador. Pode ainda atuar em associações, companhias e empresas que exerçam ou explorem, sob qualquer forma, algum dos ramos de engenharia, principalmente em relação às competências técnicas que devem que ser exercidas, exclusivamente, por profissionais habilitados e registrados.

 

Como funciona o curso?

Período: matutino e noturno | Duração: 5 anos

 

Coordenadora:  

Profª. Jucélia Cabral Mendonça