Direito

 

O que é o Curso de Direito?

‘‘Aos olhos do homem comum, o Direito é lei e ordem, isto é, um conjunto de regras obrigatórias que garantem a convivência social graças ao estabelecimento de limites à ação de cada indivíduo. O Direito é, por conseguinte, um fato ou fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela’’ (Miguel Reale).  ‘‘O Direito é também um dos fenômenos mais misteriosos da vida humana. Compreendê-lo é compreender uma parte de nós mesmos; é entender por que obedecemos a ele, por que aspiramos a mudá-lo ou conservá-lo; por que nos indignamos diante de injustiças, e por que o invocamos para nos libertar da opressão.  Mas é também o Direito que usamos para oprimir nossos semelhantes, por que o invocamos quando nos convém e o repudiamos quando contraria nossos interesses’’ (Germano Marques da Silva).

 

Qual o perfil do profissional?

O profissional formado na área de Direito visa contribuir para a formação da cidadania, procurar soluções justas e adequadas aos problemas sociais baseadas nas leis que formam o país, observar a ética e contribuir para aperfeiçoamento da cultura jurídica.

 

Onde posso trabalhar?

O bacharel em Direito tem muitas opções de empregabilidade, incluindo o acesso às carreiras do Ministério Público e do Poder Judiciário, da Advocacia Pública, da Defensoria Pública, das Polícias em geral, bem como de outros órgãos do Estado. Na iniciativa privada, quando aprovado no exame de Ordem, o bacharel em Direito pode exercer a prestigiada carreira de advogado em empresas ou em escritório próprio, como profissional autônomo. As oportunidades de trabalho para o bacharel em Direito no serviço público dependem, quase sempre, de aprovação em concurso. Há, atualmente, muitas vagas para juízes, promotores de Justiça, procuradores da República, advogados, defensores, delegados de polícia, analistas processuais, entre outras. O bacharel em Direito também pode exercer a docência em nível superior, tanto em universidades públicas quanto em instituições privadas.

 

Como funciona o curso?

Período: matutino e noturno | Duração: 5 anos 

 

Coordenador: 
Profª. Edna Moreira de Lima Machado